DCOp

 


Departamento de Cursos Operacionais (DCOp)

 

O Departamento de Cursos Operacionais (DCOp) foi criado em 2000 com a transferência do Curso Especial de Comandos Anfíbios (C-Esp-ComAnf) do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero) para este Centro. Também naquele ano o DCOp absorveu o Curso de Especialização em Guerra Anfíbia que até então era ministrado no Centro de Instrução Almirante Milciades Portela Alves (CIAMPA), sendo que aqui passou a incluir em sua nomenclatura o Estágio Especial de Guerra Anfíbia passando a ser chamado de C-Espc-GAnf/E-EGAnf.

 Com essas transferências deu-se espaço para que o Tonelero se dedicasse ainda mais às suas atividades operativas e que o CIAMPA ficasse inteiramente voltado para a formação de recrutas. Estes dois cursos operativos possibilitaram a criação de duas escolas dentro do departamento: a Escola de Guerra Anfíbia e a Escola de Operações Especiais.

 Atualmente, o DCOp é chefiado pelo CF(FN). O Departamento é composto por uma Seção de Comando e três Escolas: a Escola de Guerra Anfíbia, a Escola de Operações Especiais e a Escola de Operações Psicológicas. Uma quarta Escola está sendo criada, com o intuito de absorver as atividades de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica.

 

Seção de Comando do DCOp


Responsável por absorver as demandas administrativas do Departamento, essa estrutura permite que as Escolas possam voltar suas atenções para a atualização de conhecimentos, aplicação da doutrina, cumprimento dos currículos dos diversos cursos/estágios e o desempenho das funções operativas nos exercícios do terreno, focando seu esforço principal na atividade de ensino.


Escola de Guerra Anfíbia


A Escola de Guerra Anfíbia (EsGAnf) é responsável pela coordenação e execução de cursos para a carreira do Oficial Fuzileiro Naval. Durante o primeiro semestre, a EsGAnf conduz o Curso de Especialização em Guerra Anfíbia (C-Espc-GAnf) e o Estágio Especial em Guerra Anfíbia (E-E-GAnf), e a partir do segundo semestre, realiza a fase do ensino profissional do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

 


Escola de Operações Especiais


A Escola de Operações Especiais (EsOpEsp) é responsável tanto pelo Curso Especial de Comandos Anfíbios (C-Esp-ComAnf) como pelo Estágio de Qualificação Técnica Especial de Operações Especiais (E-QTEsp-OpEsp).

 

Escola de Operações Psicológicas


A Escola de Operações Psicológicas ministra os seguintes estágios:

Estágio de Qualificação Técnica Especial de Operações Psicológicas para Oficiais (E-QTEsp-OpPsc-Of):

Este estágio tem o propósito de preparar Oficiais para exercer as funções de Operadores Psicológico no âmbito da MB e a capacitá-los, em tempo de paz, crise ou conflito armado para planejar e conduzir campanhas de operações psicológicas no nível tático e comandar ou integrar um Destacamento de Operações Psicológicas (DOP); e

Estágio de Qualificação Técnica Especial de Operações Psicológicas para Praças (E-QTEsp-OpPsc-Pr):

Este estágio tem o propósito de preparar Praças para exercer as funções de Operadores Psicológico no âmbito da MB e a capacitá-los, em tempo de paz, crise ou conflito armado para comandar ou integrar um Destacamento de Operações Psicológicas (DOP) e obter conhecimentos técnicos especializados para a confecção dos produtos e ações de Operações Psicológicas.

 


Escola de Defesa Nuclear, Biológica,Química e Radiológica


Ao longo do presente ano, vem efetivada a Escola de Defesa Nuclear, Biológica, Química, e Radiológica com o intuito de ministrar, a partir de 2020, os seguintes cursos:

Curso Especial de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (C-Esp-DefNBQR):

Este curso tem o propósito de habilitar Oficiais e Praças da Marinha do Brasil (MB), que possuam estabilidade, sendo admitida a participação de Cabos aprovados nos Cursos de Habilitação e Sargentos da MB, bem como militares de Nações Amigas, de outras Forças Armadas, Forças Auxiliares e Civis, para o exercício de funções relacionadas às atividades de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica; e

Curso Especial Avançado de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (C-Esp-Av-DefNBQR):

Este curso tem o propósito de habilitar, em nível avançado, Oficiais, Suboficiais e Sargentos da Marinha do Brasil (MB), detentores de conhecimentos obtidos por ocasião da realização do C-Esp-DefNBQR e militares de outras Forças Armadas e Auxiliares, bem como de Nações Amigas que possuam curso equivalente, para o exercício das funções de Comando e Controle e compor Estado-Maior, em operações relacionadas à Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica.



 






"NOSSA MISSÃO É BEM FORMAR"